Avaliação de Factores de Riscos Ambientais

 

Avaliação dos Níveis de Ruído Laboral

A avaliação de Ruído Laboral tem como objectivo medir os níveis de ruído em todos os postos de trabalho. Após análise dos resultados obtidos e comparação com a legislação vigente são recomendadas medidas preventivas de modo a minimizar o impacto do ruído nos trabalhadores expostos.

 

Avaliação dos Níveis de Iluminância

A avaliação dos níveis de iluminância tem como objectivo o levantamento dos níveis médios de iluminância nos vários postos de trabalho, utilizando-se para tal um luxímetro digital. As medições são efectuadas nas condições habituais de luminosidade.

 

Avaliação do Ambiente Térmico

A avaliação do Ambiente Térmico tem como objectivo medir os parâmetros ambientais em várias áreas das instalações. Para avaliar as situações a que está submetido um trabalhador exposto utilizam-se os seguintes critérios: temperatura do ar, humidade do ar, calor radiante, velocidade do ar, metabolismo, vestuário.

 

Despiste de Contaminante Químicos

O despiste de contaminantes químicos tem como objectivo averiguar a existência de contaminantes químicos (gases e vapores) no local de trabalho e consequentemente auxiliar no estabelecimento de um programa de avaliação quantitativa e controlo dos níveis existentes no ambiente laboral, bem como na sua organização no cumprimento da legislação em vigor.